top of page

 

O periquito-de colar (Psittacula krameri) é uma espécie de psitacídeo amplamente distribuída na ÁsiaÁfrica e Europa. É a única ave da família dos papagaios e periquitos em liberdade na Europa. Apresenta a plumagem na maior parte verde. A cauda é longa e afilada. O bico é grande e vermelho, em forma de gancho. O macho tem um anel preto e rosa no pescoço que surge somente as seus dois anos, indicando a sua maturidade sexual.

            Existem quatro subespécies:

Subespécies africanas

  • Psittacula krameri parvirostris

  • Psittacula krameri krameri

 

Subespécies asiáticas

  • Psittacula krameri manillensis

  • Psittacula krameri borealis

Características

É uma das aves ornamentais mais conhecidas do mundo, chamando atenção principalmente para suas cores profundas e garridas. Graças ao seu tamanho e comportamento razoavelmente dócil tem vindo a ser domesticado. O periquito-de-colar muitas vezes consegue articular algumas palavras, tendo uma voz muito estridente que o diferencia das outras aves.

Quanto as suas dimensões, a ave possui em média quarenta centímetros de comprimento, sendo considerada de tamanho médio, embora tenha uma envergadura de asas que pode chegar aos cinquenta centímetros de uma ponta á outra.

Mas sem sombra de dúvidas, a característica mais marcante dessa ave é, justamente, o colar que lhe dá o nome. Trata-se de uma linha preta que lhe demarca o pescoço, um circulo que passa pela base do bico (o seu “queixo”) e pela “nuca” da ave. Este colar só aparece nos machos adultos ao atingir a idade reprodutiva. São pássaros resistentes, chegam a atingir até 30 anos de vida e excelentes reprodutores.

 

Comportamento

 

Os periquitos-de-colar são aves muito sociáveis e que aceitam bem a presença e aproximação humana. Se foram bem cuidadas, apresentam um comportamento dóceis e podem até conviver com outras espécies, embora seja recomendado que eles vivam em casal.

Eles também gostam muito de roer objetos e para satisfazer essa necessidade pode-se dar-lhes galhos de diferentes árvores.

 

Cuidados

Estas aves, quando domesticadas, devem permanecer em viveiros ou gaiolas que permitam o movimento, abrir as asas e ter interação com brinquedos ou poleiros. Quando domesticada, pode ser solta em local fechado e interagir com os proprietários. O viveiro ou gaiola deve estar protegido de correntes de ar e frio, sendo importante que a ave possa apanhar sol diariamente.

Alimentação

Uma boa alimentação é fundamental para a saúde de qualquer animal, no caso do periquito-de-colar, recomenda-se uma dieta à base de aveia, sementes de girassol, ervas, cenouras e milho verde.

Também pode ser ministrada uma mistura de sementes para papagaios. No caso de recém-nascidos é recomendável dar biscoito molhado acompanhado de algumas semente e ervas.

O período de reprodução dos periquitos-de-colar acontece entre julho e janeiro. Os machos passam a se exibir para as fêmeas, cantando e dançando, além de passar a alimentá-la com mais frequência.

A fêmea, responde numa atitude de receptividade e aceitação, abaixando-se ou inclinando-se um pouco e produzindo um som semelhante a um “gemido”. Todo este ritual aponta que o casal está realmente acasalado.

A fêmea irá botar de 2 a 6 ovos. O tempo de incubação é de 22 a 24 dias e os filhotes começarão a sair do ninho com cerca de seis a sete semanas após o nascimento.

Mercado

Exemplares de qualidade e bem cuidados são muito valorizados no comércio de aves, embora o preço dependa principalmente da cor. Lembrando que a criação só pode ser exercida após autorização do Ibama. A solicitação do documento deve ser feita junto às Secretarias de Meio Ambiente de cada Estado onde a atividade será exercida.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/

Psittacula eupatria.

 

 

 

 

 

 

 


 

Reprodução:

Postura de 2-4 ovos medição. O período de incubação média é de 28 días.

Alimentos:

Ele inclui uma variedade de sementes, flores, néctar, grãos, frutas e legumes.

Distribuição:

Afeganistão, Paquistão, Himalaia e sul do Nepal, em toda o Índia e Sri Lanka, e no leste através de Bangladesh. Butão, Birmânia Central e do Sul, norte Tailândia, Central e do Norte Camboja e sul Vietnã.

Estas aves Inteligente excelentes animais de estimação.

Moustache

 


Distribuição: É uma espécie originária da cordilheira do Himalaia, China e oeste da Indonésia.

 

Descrição: cabeça cinza, o peito e a parte superior do abdômen são cor-de-rosa mais escuro, menos salmão, a parte mais baixa do abdômen é mais clara e mais verde amarelado, à parte de cima do bico é vermelha enquanto que a de baixo é preta e é maior em tamanho.

 

Comprimento: 36 cm e de asa 168 a 185mm.

 

 

Dieta natural: Sementes, frutas, flores, bagas, brotos, nozes pequenas, castanhas e néctar (especialmente das flores de Parkia speciosa e Erythrina variegata), freqüentemente causam um dano considerável às plantações de arroz.

 

Alimentação: Basicamente sementes (alpiste, girassol, arroz com casca e aveia em pequenas quantidades, milho alvo de diversos tipos, etc...), porém é importante para uma alimentação balanceada que também comam verduras, legumes e frutas (maçã, kiwi, laranja), a maçã em especial é de suma importância para a lubrificação do trato intestinal, gostam muito de repolho, jiló e milho verde.

Cabeça de Ameixa

 

 

 

 

 

Distribuição geográfica: originários do nordeste da Índia, Butã

Alimentação: frutas, sementes, grãos, flores

Reprodução: incubação 21 dias, postura de 2 a 6 ovos.

Descrição: menor espécie de todas dentro do gênero Psittacula. Plumagem predominantemente verde e a distinção entre machos e fêmeas se dá através da cor da cabeça, os machos apresentam um tom vermelho-escuro com um colar preto, as fêmeas, azul-acinzentado com o colar amarelo.

 

Peso: 90g

 

Tamanho: 33cm

Período reprodutivo: agosto a janeiro

Expectativa de vida 30 anos.

Amadurecimento sexual: 2 a 3 anos.

 

bottom of page