top of page

ReinoAnimalia

FiloChordata

ClasseAves

OrdemPsittaciformes

FamíliaPsittacidae

TriboPsittacini

Gênero: Psittacus

Espécie: P. erithacus

 

 

            O papagaio-congo (Psittacus erithacus). Fortemente explorados pelo mercado de animais de estimação e sujeitos à redução de habitat por desflorestamento exacerbado, os papagaios-cinzentos foram colocados na lista IUCN de animais ameaçados de extinção.

O papagaio-cinzento é uma ave de tamanho mediano, com corpo predominantemente cinza claro e bico preto. Pesa tipicamente entre 410 e 530 gramas, com comprimento aproximado de 33 centímetros e uma envergadura de asa que chega a 52 centímetros. O cinza das penas é mais escuro na parte superior da cabeça e das asas, e as penas individuais tem bordas esbranquiçadas, resultando numa aparência mosqueada cinza e branca na cabeça e pescoço. As penas caudais são vermelhas. Não há dimorfismo sexual em todos os indivíduos, mas em alguns casos o padrão de cores pode variar levemente entre machos e fêmeas. Os indivíduos jovens tem coloração semelhante à do adulto, mas apresentam olhos cinza-escuros ou pretos, em contraste com as íris amarelas que circundam os olhos de indivíduos maduros. Podem viver entre 40 e 60 anos em cativeiro; porém, sua expectativa de vida média na natureza parece ser mais curta, em torno de 23 anos.

     Nativo da África equatorial, incluindo AngolaCamarõesRepública Democrática do CongoGabãoCosta do MarfimGanaQuênia e Uganda. A espécie é encontrada em uma faixa que vai do Quênia até a parte oriental da Costa do Marfim, incluindo ilhas oceânicas no Atlântico como São Tomé e Príncipe.

Em um experimento para testar as capacidades vocais destas aves, quatro indivíduos criados em cativeiro foram colocados em um aviário. Ao longo do dia, os quatro passavam algum tempo em uma sala de brinquedos e tinham contato regular com os humanos que cuidavam deles. Os sons que os papagaios podiam ouvir consistiam de cantos de canários do laboratório, pessoas fazendo faxina, portas rangendo, etc. Ao longo dos três anos seguintes, os quatro indivíduos fizeram mais de 50.000 vocalizações. O resultado é interessante: em vez de apenas imitar com precisão os sons ambientais a que estavam expostos, como seria esperado, os quatro animais também fizeram vocalizações semelhantes às de outros de sua espécie em cativeiro, com quem nunca tiveram contato, e também vocalizações típicas de papagaios-cinzentos selvagens.

Reprodução

               Papagaios-cinzentos são monogâmicos, e fazem seus ninhos em cavidades de árvores entre 10 e 30 metros do chão. Apesar de serem altamente gregários, durante a nidificação geralmente os casais são solitários, mas podem acontecer ocasionalmente pequenos agrupamentos de casais. Há poucos detalhes sobre o ritual de cortejo da espécie na natureza, mas machos foram observados realizando voos de exibição para as fêmeas. Em cativeiro, os machos foram observados alimentando as fêmeas logo após a cópula, e ambos os sexos realizam uma dança de acasalamento.

Papagaios-cinzentos são principalmente frugívoros; se alimentam em grupos de algumas dezenas, e a maior parte de sua dieta consiste em frutassementes e nozes. Preferem frutos de palmeiras, mas também comem flores, as cascas de algumas árvores, insetos e caramujos. Na natureza, passam uma parte do tempo se alimentando no chão da floresta. Em cativeiro aceitam ração específica para psitacídeos e uma variedade de frutas, incluindo peraslaranjasromãsmaçãs e bananas. Comem também vegetais como cenourasbatatasdoces cozidas, aipocouveervilhas e vagens.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/

bottom of page